A maré parece, enfim, ter virado para Felipe Massa. Após encerrar o jejum de pódios no GP do Japão do último domingo, o piloto garantiu sua permanência na Ferrari em 2013, assegurou o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, durante os treinos livres para o GP da Coreia do Sul deste fim de semana. De acordo com o jornalista, a equipe italiana e o brasileiro entraram em acordo para renovar o vínculo por mais um ano, e o anúncio oficial será feito na próxima terça-feira, após o brasileiro assinar o contrato na sede da escuderia, em Maranello.
Confirmado o acerto, Massa disputará no próximo ano sua oitava temporada pela Ferrari, a terceira na companhia de Fernando Alonso. Após um mau início de temporada, Felipe teve sua vaga fortemente ameaçada. Porém, reagiu no campeonato e voltou a ganhar a confiança da equipe. O brasileiro pontuou nos últimos cinco GPs disputados e é o terceiro com mais pontos após a volta das férias de agosto da categoria, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button, e a frente de Alonso. No GP do Japão do domingo passado, Massa chegou em segundo, dando fim a um tabu de quase dois anos (35 corridas) sem subir ao pódio. Ele vinha de uma sequência de boas exibições na Bélgica, na Itália e em Cingapura. Nos últimos tempos, Felipe tem demonstrado bastante confiança na permanência na escuderia mais tradicional da categoria. Depois do pódio em Suzuka, o brasileiro se mostrou mais tranquilo e confiante e afirmou que“tudo está caminhando na direção certa”.
Nos treinos livres desta sexta-feira, na Coreia do Sul, Massa ficou com o sexto melhor tempo do dia. O mais rápido foi o alemão Sebastian Vettel, da RBR. Satisfeito com o desempenho na atividade, Felipe comemorou:
- Eu diria que este fim de semana começou com o pé direito, mas o importante é continuar este caminho até domingo. Nosso carro parece muito bom nesta pista. Vamos nos preparar da melhor forma possível para o treino classificatório, que parece que será muito acirrado.
Longa história com Ferrari
A história de Massa com o time de Maranello começou em 2001, quando o brasileiro teve o passe comprado pela escuderia após o título da F-3000 Europeia, uma das principais divisões de acesso da F-1. Cumpriu uma temporada na Sauber em 2002, mas não caiu nas graças de Peter Sauber e passou o ano seguinte como piloto de testes da Ferrari. Voltou ao time suíço em 2004 e estreou com titular da equipe italiana em 2006, com Michael Schumacher como companheiro. Um ano depois, fez parceria com Kimi Raikkonen, campeão daquele ano.
Em 2008, fez sua melhor temporada, sendo vice-campeão.Venceu seis corridas, mas perdeu o título quando Lewis Hamilton superou Timo Glock na última curva do histórico GP do Brasil. Em 2009, sofreu o mais grave acidente da carreira ao ser atingido por uma mola do carro do amigo Rubens Barrichello nos treinos classificatórios do GP da Hungria. De fora do restante da temporada, retornou às pistas no ano seguinte, já com Alonso como parceiro.
Após um campeonato discreto, enfrentou um jejum de pódios que durou do GP da Coreia de 2010 até a corrida de Suzuka do último domingo. Massa tem 167 GPs disputados,11 vitórias, 34 pódios e 15 pole positions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário